O que é o Entity Framework
O Entity Framework é um framework de mapeamento de objeto-relacional (ORM) desenvolvido pela Microsoft. Ele permite o trabalho com o banco de dados usando objetos do código, desta forma, não existe a necessidade de interação com o banco de dados utilizando a linguagem Sql.
O Entity é utilizado na plataforma de desenvolvimento .Net, criada pela Microsoft e que utiliza as linguagens de programação C# e Visual Basic.
O Entity Framework possui a capacidade de trabalhar com diferentes bancos de dados, por exemplo SQL Server, MySQL, Oracle, Sqlite, entre outros e traz vantagens de produtividade para o desenvolvimento, pois é muito rápido trabalhar com o banco de dados utilizando esse plataforma.
Projeto do CRUD
Nesse post criaremos um CRUD (create, read, update, delete), uma aplicação básica de agenda telefônica, utilizando as tecnologias do C#, Entity Framework e banco de dados SQL Server. Na aplicação de agenda telefônica será possível gravar novos contatos, alterar e deletar cadastro antigos e por fim consultar esses registros. Como ferramenta de desenvolvimento vamos utilizar o Visual Studio Code 2022.
Iniciar projeto e preparar ambiente
Abra o Visual Studio Code e selecione a opção criar novo projeto.
Escolha o tipo de projeto Console App.
Escolha o local e o nome do projeto.
Neste post, usaremos o .Net versão 6.0.
Instalando o Entity Framework
Com o projeto criado, um importante primeiro passo é instalar o Entity Framework no projeto, para realizar esta operação devemos abrir o “Package Manager Console”.
Com o terminal do Package Manager aberto, digite os seguintes comandos:
Install-Package Microsoft.EntityFrameworkCore.SqlServer
e
Install-Package Microsoft.EntityFrameworkCore.Tools
O projeto
Com o projeto criadoa e pacotes instalados, vamos inciar o projeto. Primeiro passo é criar a classe principal do projeto, para isso edite o arquivo “Program.cs”, conforme abaixo.
Esse arquivo é ponto de inicial da aplicação. Agora precisamos criar a classe de configuração e conexão com o banco de dados, para isso clique no projeto com o botão direito do mouse e escolha a opção no Add -> New Item....
Escolha um arquivo tipo 'class' e nomeie este arquivo como ContatoContext.cs, insira o seguinte código nessa classe.
Essa classe é responsável pela conexão com o banco de dados, ela recebe a herança da classe DbContext que é uma classe do
Entity Framework. Para realizar a conexão com o banco utilizamos o método
Onconfiguring, com a propriedade
optionsBuilder junto com a
string de conexão. Os pontos importantes na
string de conexão são o seguinte:
.UseSqlServer("Server=NomeServidorlocal\\SQLEXPRESS;
Database=NomeDoBancoDados;
UserId=UsuárioBanco;Password=SenhaUsuárioBanco;
TrustServerCertificate=True");
Nesse momento é importante colocar as credências de acordo com as configurações de instalação do SQL Server. Para instruções de como instalar o SQL Server corretamento, verifique o canal do Youtube da Bóson Treinamentos, ele possuí um exelente vídeo sobre a instalação do SQL Server,
link do vídeo.
Feita a configuração, nós vamos trabalhar na model, que é a representação no código da tabela no banco de dados. Para essa aplicação vamos utilizar somente uma tabela chamada de Contatos, a tabela Contatos possuirá duas colunas de dados (nome e telefone) e uma coluna de chave primária (id). Para essa represtação vamos criar um novo arquivo chamado Contato.cs, e inserir o seguinte código.

Nesta classe temos três atributos, id do tipo inteiro, nome do tipo
string, e telefone também do tipo
string. Utilizei o
DataAnnotations do
Entity Framework, que é uma boa prática, não entraremos em detalhes sobre esse módulo. Para saber mais consulte a documentação da Microsoft, no link
https://learn.microsoft.com/en-us/ef/ef6/modeling/code-first/data-annotations. Após criar a classe das tabelas vamos criar o ContatoDAO, que é a classe responsável por declarar os métodos para criação, leitura, atualização e exclusão de dados da tabela (create, read, update, delete), para essa classe inserimos o seguinte código.
Na classe ContatoDAO existem os métodos Adicionar, Atualizar, Contatos() e Remover. Esses métodos serão utilizados para a interação com o banco de dados.
Agora vamos registrar o modelo da tabela Contatos no ContatoContext, para fazer isso baste inserir a seguinte linha de código na classe ContatoContext.cs.
Agora estamos prontos para fazer a criação do banco de dados, para realizar esse processo precisamos fazer uma migração, acesse o terminal do Package Manager e rode o seguinte comando.
Este comando vai preparar as alterações necessárias no banco de dados e criara um script de atualização, neste momente é possível verificar se as alterações estão conforme o esperado, e caso necessário, realizar alterações. Se tudo estiver correto, pode rodar o comando de atualização do banco de dados.
Caso tudo ocorra sem erros, nós podemos verificar as alterações feitas no banco, para isso é possível realizar a consulta com o Microsoft SQL Management Studio ou utilizar o Visual Studio Code. Para consultar utilizando o Vsual Studio Code, abra o SQL Server Object Expleror.
Abra o banco de dados criado, nele existem duas tabelas, a Contatos e outra, criada pelo Entity Framework, chamada _EFMigrationsHistory que faz o registro das migrações efetuadas.
Com a migração feita, podemos utilizar o sistema para manipular doados no Banco de Dados. Primeiro vamos incluir 3 novos contatos na tabela Contatos, para realizar esse processo, vamos editar a classe Program.cs, inserindo o código abaixo.
Rodando o sistema com ctrl+f5, o programar vai esses 3 contatos (Daniel, João e Maria). Podemos verificar no banco se as informações foram salvas utilizando o SQL Server Object Expleror, basta clicar na tabela com o botão direito do mouse e na opção View Data.
Mas também possuimos o método de consulta no banco de dados, então podemos também no programa, chamar o método de consulta, então vamos comentar o método adicionar, e criar a consulta.
Para atualizar as informações de um registro, utilizamos o método Atualizar.
Primeiro buscamos no banco o primeiro contato, utilizando o contexto.
var contato = contexto.Contatos().First();
Na sequencia, alteramos o nome do contato e atualizamos os dados.
contato.Nome = "Jurandir";
contexto.Atualizar(contato)
E finalizando podemos excluir um cadastro do banco de dados, utilizando o método Remover.
Conclusão
O
Entity Frameworké uma ferramento muito poderesa, que facilita muita o desenvolvimento de aplicações com utilização de banco dados. Esse tutorial é bastante básico, pois a plataforma permite grande personalização e possui muitas caracteriscas, por exemplo o relacionamente entre tabelas. Espero que esse post posso ajuda-ló, qualquer dúvida, deixe uma pergunta na seção de comentários. A integra do projeto está no GitHub no
link.
Um abraço e até mais.
Comentários
Postar um comentário